Análise e Desenvolvimento de Sistemas - UNOPAR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Prova de Engenharia e Projeto de Software - 02

Ir para baixo

Prova de Engenharia e Projeto de Software - 02 Empty Prova de Engenharia e Projeto de Software - 02

Mensagem por Admin Qui Mar 31, 2016 8:10 pm

SEGUE MAIS UMA PROVA DE ENGENHARIA E PROJETO DE SOFTWARE
BONS ESTUDOS!


-------------------------------------------

Questão 1 - Código: 36571

(FIOCRUZ - 2010) Um tipo de teste de sistemas de software é também chamado de "teste comportamental" e focaliza os requisitos funcionais de software, permitindo ao engenheiro de software derivar conjuntos de condições de entrada que vão exercitar plenamente todos os requisitos funcionais de um programa.

Esse tipo de teste tende a ser aplicado durante os últimos estágios do teste e tenta encontrar erros em funções incorretas ou omitidas, de interfaces, de estrutura, de comportamento ou desempenho de iniciação e término. Além disso, é um tipo de teste que despreza, de propósito, a estrutura de controle, sendo a atenção localizada no domínio da informação. Esse tipo é conhecido por teste:

A. caixa-preta
B. caixa-branca
C. de fluxo de dados
D. de caminho básico

LETRA A

Questão 2 - Código: 36073

Analise a figura parte de um diagrama de Entidade Relacionamento e analise as alternativas:

I. A cardinalidade (0, n) mostrada para a "Entidade_3" indica que podem existir de zero a "n" instâncias da "Entidade_3" relacionadas com a "Entidade_4".

II. Pela cardinalidade indicada em "Entidade_3" entende-se que para cada instância de "Entidade_4" podem existir várias instâncias em "Entidade_3".

III. Pela cardinalidade indicada em "Entidade_3" entende-se que para cada instância de "Entidade_4" é obrigatório ter instâncias em "Entidade_3".

A. Apenas a I está correta.
B. Apenas a II está correta.
C. Apenas a III está correta.
D. Apenas I e II estão corretas.

LETRA D

Questão 3 - Código: 36559

(SEAP - 2009) Sobre testes de software, considere as afirmativas a seguir:

I. A atividade de teste de software é um elemento crítico da garantia de qualidade de software e representa a última revisão de especificação, projeto e codificação. O objetivo principal do projeto de casos de teste é originar um conjunto de testes que tenha a maior probabilidade de detectar erros no software.

II. O teste da caixa preta usa a estrutura de controle do projeto procedimental para derivar casos de teste. O engenheiro de software pode derivar os casos de teste que garantam que todos os caminhos independentes dentro de um módulo tenham sido exercitados pelo menos uma vez; exercitem todas decisões lógicas para valores falsos ou verdadeiros; executem todos os laços em suas fronteiras e dentro de seus limites operacionais; e exercitem as estruturas de dados internas para garantir a sua validade.

III. Os métodos de caixa branca concentram-se nos requisitos funcionais do software. O teste de caixa preta procura descobrir erros nas seguintes categorias: funções incorretas ou ausentes; erros de interface; erros nas estruturas de dados ou no acesso a banco de dados externos; erros de desempenho e erros de inicialização e término.

IV. O teste de caminho básico é uma técnica de caixa branca e possibilita que o projetista do caso de teste derive uma medida da complexidade lógica de um projeto procedimental e use essa medida como guia para definir um conjunto básico de caminhos de execução.

Assinale a alternativa correta.

A. Somente as afirmativas I e II são corretas.
B. Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C. Somente as afirmativas II e IV são corretas.
D. Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

LETRA B

Questão 4 - Código: 36566

(IFRS - 2009) As afirmativas abaixo referem-se à arquitetura de sistemas distribuídos:

I. Genericamente, um web service é uma representação padronizada de alguns recursos computacionais e de informações que podem ser usadas por outros programas.

II. Sistemas ponto a ponto são sistemas descentralizados em que as computações podem ser realizadas por qualquer nó da rede e, em princípio, pelo menos, nenhuma distinção é feita entre clientes e servidores.

III. Na arquitetura de objetos distribuídos há uma distinção entre clientes e servidores. Não há distinção entre um provedor de serviços e um usuário de serviços. O sistema é organizado de forma que é relevante saber a localização dos conjuntos de objetos.

IV. A arquitetura cliente/servidor mais simples é a de três camadas: a camada de servidores, que oferecem serviços para outros subsistemas; a camada de clientes, que solicita serviços oferecidos pelos servidores; e a camada de rede, que permite aos clientes acessarem os serviços.

Estão corretas:

A. I e IV
B. II e III
C. I e II
D. II e IV

LETRA C

Questão 5 - Código: 36567

(Infraero - 2009) Em relação às técnicas de teste de software, o teste de caixa-branco:

A. Consiste em aplicar, a cada nova versão do software ou a cada ciclo, todos os testes que já foram aplicados nas versões ou ciclos de teste anteriores do sistema.
B. é uma técnica que tem como objetivo avaliar o comportamento interno do componente de software, trabalhando diretamente sobre o código fonte desse mesmo componente.
C. tem como objetivo verificar se o software consegue processar grandes quantidades de dados nas especificações de tempo e processamento exigidas.
D. é também chamado de teste funcional, orientado a dado ou orientado à entrada e à saída, e visa avaliar o comportamento externo do componente de software, sem considerar o comportamento interno do software.

LETRA B

Questão 6 - Código: 36562

(UFG - 2010) O principal objetivo do processo de verificação e validação (V&V) de software é estabelecer confiança de que o sistema de software atende tanto à sua especificação quanto às expectativas de seus usuários finais. Além das atividades de inspeção de software, outras atividades de suma importância no contexto do processo de V&V são aquelas relacionadas:

A. aos testes de software.
B. à manutenção.
C. à estimativa de custo de software.
D. ao gerenciamento de projeto de software.

LETRA A

Questão 7 - Código: 36084

O caso de uso em UML (Unified Model Language) é um diagrama base para o projeto de software.

Análise as afirmações relacionadas à figura para responder a questão:


<< Figura >>


I. O "Ator A" é uma especialização do "Ator B".

II. O "Ator B" poderá desempenhar o caso de uso "Controlar Turno de Trabalho".

III. O "Ator A" poderá desempenhar o caso de uso "Controlar Escalas".


A. Apenas a I está correta.
B. Apenas a II está correta.
C. Apenas II e III estão corretas.
D. Apenas I e II estão corretas.

LETRA B

Questão 8 - Código: 38015

O cronograma é uma das ferramentas imprescindíveis no controle de entrega de um projeto de software. Baseado na figura, escolha a alternativa correta:

<< Figura >>

A. As duas tarefas podem ser executadas concomitantemente.
B. Todos os resultados da tarefa_1 serão usadas para executar a tarefa 2.
C. A Tarefa_1 é mais importante que a Tarefa_2.
D. A tarefa_2 é dependente da tarefa_1.

LETRA D

Questão 9 - Código: 36069

Analise as afirmações sobre os artefatos da Análise de Sistemas que compõem um Projeto de Software e escolha uma alternativa correta:

I. No diagrama de Caso de Uso são representadas funcionalidades na percepção do usuário final, e também é possível representar a visão de negócio do sistema.

II. As associações existentes nos casos de usos representam a interação entre os atores e estes casos de usos e também os relacionamentos entre os casos de usos e também os relacionamentos entre os casos de usos e outros, que neste último podem ser do tipo inclusão, extensão e generalização.

III. Os métodos representam comportamentos de uma determinada classe que podem transformar dados num determinado momento, ficando representados no diagrama de Caso de Uso.

A. Apenas a I está correta.
B. Apenas a II está correta.
C. Apenas a I e II estão corretas.
D. Apenas a I e III estão corretas.

LETRA C

Questão 10 - Código: 36100

Num projeto de software, vários artefatos são fundamentais, sendo que os protótipos é um dos mais práticos para o entendimento das funcionalidades, sob o ponto de vista dos usuários finais. Analise as afirmações e escolha uma alternativa correta.

A. A prototipação exploratória é utilizada durante a fase de levantamento de definição de requisitos, e em seguida aproveitada na fase de construção.
B. A prototipação deve ser utilizada somente em casos em que o contrato do desenvolvimento está exigindo, pois não irá agregar em nada na codificação do sistema.
C. Para o aproveitamento da prototipação criada durante a fase de levantamento e definição dos requisitos é necessário utilizar a prototipação do tipo evolucionária.
D. Não se aplica o uso de prototipação para validação dos requisitos.

LETRA C

AGORA NA 11 E 12 TENHOS DUAS OPÇÕES

Questão 11 - Código: 36581

Dentre os papéis que o engenheiro de software pode assumir em sua vida profissional, destaca-se a área de gerenciamento de projetos, na qual o mesmo assume várias funções. Assim sendo, no que diz respeito ao Plano de Projeto, o mesmo estabelece os recursos disponíveis para o projeto, a estrutura etc., mas tudo isso deve estar detalhado em um documento. Desta maneira, como seria composto este documento? Cite as seções que o mesmo pode possuir.



Questão 12 - Código: 36109

Analisar o Diagrama de Caso de Uso e Descreva qual é a regra apresentada nesta cenário.

A OUTRA

11 Resposta Esperada - Um plano para o processo de desenvolvimento deve incluir as seguintes seções: Introdução: Descreve objetivos do projeto e estabelece as restrições que afetam o gerenciamento do projeto. Organização de projeto: Como a equipe do projeto está organizada (pessoas e papéis).Análise de riscos: Descreve os possíveis riscos, a probabilidade de acontecer o que deve ser feito para reduzir este risco.Requisitos necessários de hardware e software: Especificam o Hardware e Software de apoio para a realização do projeto.Estrutura analítica: Estabelece as atividades e os marcos e os produtos a serem entregues em cada atividade.Cronograma do projeto: Apresenta as dependências de cada atividade, o prazo para atingir cada marco e a alocação de pessoas.Mecanismos de monitoramento e de elaboração de relatórios: Definem os relatórios que devem ser produzidos.

12 Resposta Esperada - O valor da locação de um vídeo para um determinado sócio está condicionado pela quantidade de vídeos locados na semana. Será aplicado desconto, caso o sócio tenha locado 5 (cinco) ou mais vídeos nos últimos 7 dias.


Admin
Admin

Mensagens : 35
Pontos : 102
Data de inscrição : 13/05/2015

https://ads-unopar.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos